terça-feira, 2 de agosto de 2011

PENSAMENTO SAÚDE......VAMOS VIBRAR SAÚDE, VIDA....NA LEITURA

Segue sugestão para praticar e vibra saúde e vida, na leitura, diária, durante 21 dias, dos ensinamentos abaixo.  Faça o teste, ligado a isso uma dieta de mente e corpo.








Mente/espiritualidade :


. conecte com o Criador DESEJE SER FELIZ, AME-SE, tenha certeza que você pode e merece ser e ter a FELICIDADE.  Esvazie sua mente das negatividades e ruídos que possam tira-lo(a) do foco e objetivo.  Reprograme sua mente, pois você é o que pensa e a ação é reflexo disso, programe ALEGRIA, AMOR, ENTUSIASMO, BEM ESTAR.......repito FELICIDADE..................., busque dentro de si o SEGREDO DE TE-LA, materialize em sua mente e vida o seu desejo e o que QUER.  Porque o UNIVERSO só responderá SIM.
Fortaleza sua energia vital COM O SOL......CRIADOR.....





Corpo/matéria:

. Para o corpo uma dieta com muita verduras , legumes e frutas.  Uma alimentação pouca de 3 em 3 horas, nos intervalos fruta maçã acalma  a ansiedade.


 








.Você é um DIAMANTE a ser lapidado, modele seu corpo, veja-se LINDA (O), faça execícios físicos, caminhe para vida, SAÚDE......FELICIDADE....é o seu foco......VITALIDADE......







A VERDADE SOBRE A SAÚDE  

Para explanar sobre o assunto, devo dizer inicialmente que a verdade, em matéria de saúde, está na adaptação e no respeito à Natureza. Essa é a condição fundamental.
Antes de mais nada, deve-se pensar: com que objetivo Deus criou o homem? Segundo nossa interpretação, foi para construir um mundo perfeito, de Verdade, Bem e Belo. É de se esperar, entretanto, que uma teoria como essa não seja aceita com muita facilidade. Evidentemente, não se sabe se levará dezenas, centenas, milhares ou até milhões de anos para se concretizar o mundo ideal. Todavia, observando os fatos do passado, vemos claramente que o mundo vem caminhando passo a passo neste sentido; ninguém poderá negá-lo. Deus é o espírito, e o homem é a matéria; ambos, o espírito e a matéria, em trabalho conjunto, estão em infinita evolução, tornando-se desnecessário dizer que o homem existe como instrumento de Deus para a construção do Mundo Perfeito. Conseqüentemente, sua responsabilidade é enorme.
A condição fundamental para a execução dessa obra grandiosa é a saúde. Deus atribuiu uma missão a cada pessoa, concedendo-lhe, logicamente, a saúde necessária para cumpri-la. Com efeito, se o homem estiver doente, significa que o sagrado objetivo de Deus não será alcançado. Tomando este princípio por base, concluiremos que a saúde é inerente ao homem, devendo ser o seu estado normal. O estranho é as pessoas serem acometidas de doenças com tanta facilidade, ou seja, ficarem em estado anormal. Sendo assim, apreender claramente os princípios da saúde e fazer o homem retornar ao estado normal está coerente com o objetivo de Deus.
Mas o que descobrimos ao examinar o corpo humano em estado anormal? Em primeiro lugar ressalta que ele está em desacordo com a Natureza; perceber a real situação desse estado antinatural, corrigi-lo, fazendo voltar a normalidade, é a verdadeira Medicina. E mais: tornar possível esse retorno é a forma existencial da correta Medicina. Passarei, portanto, a explicar o que vem a ser o estado antinatural.
Quando nasce, o homem alimenta-se com o leite materno ou com leite animal, pois ainda não tem dentes, e seu aparelho digestivo, recém-formado, é muito frágil. Gradualmente, porém, nascem-lhe os dentes, e, à medida que suas funções orgânicas se desenvolvem, ele começa a ingerir alimentação adequada. Existe uma variedade de alimentos, cada um com sabor característico, sendo que o homem é dotado de paladar para comê-los com prazer. Além disso, o ar, o fogo e a água existem em proporções adequadas à saúde, de modo que tudo está ordenado de maneira realmente perfeita. Quanto ao corpo humano, vejamos: do cérebro nascem a razão, a memória e o sentimento; os objetos são criados com as mãos; a locomoção é feita livremente, por meio dos pés, e o corpo está provido de partes muito necessárias, como cabelos, pele, unhas, olhos, nariz, boca, ouvidos, etc. Acrescente-se a isso que o corpo todo, a começar pela face, está recoberto de pele, que ressalta sua beleza. Um rápido exame já evidencia que o ser humano é uma obra maravilhosa; analisando-o mais profundamente, concluiremos que ele é um milagre da Criação, difícil de se expressar com palavras.
As flores, as folhas, a beleza dos rios e das montanhas, os pássaros, os insetos, os peixes e outros animais não podem deixar de ser admirados como obras extraordinárias da Arte Divina, mas o homem é, inegavelmente, a obra-prima do Criador. Principalmente no que se refere ao processo de procriação, como preservação da espécie, a Providência é tão hábil, que não encontramos palavras para exprimir sua perfeição. Ora, sendo o homem a obra máxima de Deus, devemos pensar, séria e profundamente, que erros, que ações antinaturais estamos cometendo para a ocorrência das anormalidades chamadas doenças, as quais impedem suas atividades. Homens, eis um ponto importantíssimo, sobre o qual devem fazer uma profunda reflexão.
20 de abril de 1950 - Meishu-Sama

O HOMEM É UM POÇO DE SAÚDE

Costuma-se dizer, desde a antigüidade, que o homem é um poço de doenças, mas a expressão está completamente errada. Corrigindo-a, diremos que ele é um poço de saúde. Como já expliquei anteriormente, o homem é saudável por natureza. Acontece, porém, que, na atualidade, a doença é sua companheira, sendo isso considerado problema insolúvel, o que levou muitos a se conformarem, aceitando o fato como predestinação. Com efeito, uma vez a pessoa acometida pela doença, sua cura torna-se difícil. Às vezes se adoece por um longo período, ou então com freqüência: há mesmo quem passe mais tempo doente do que com saúde. Justifica-se, pois, dizer que o homem é um poço de doenças; aliás a expressão deve ter surgido devido ao prolongamento de tal situação. Isso aconteceu porque ainda não se conhecia a natureza da doença, tornando-se compreensível que tanto esta como a morte fossem inevitáveis. Foi por essa razão que Sakyamuni afirmou: "O homem tem de se resignar com o sofrimento do nascimento, da doença, da velhice e da morte."
Falarei, agora, sobre a antinatureza, que é a fonte da doença.
Quando adoece, o homem utiliza os medicamentos como se fossem o único recurso, e aí já está o erro. Na medicina chinesa, os remédios são extraídos das raízes das plantas ou das cascas das árvores; quanto à medicina ocidental, busca seus produtos nos minerais, nas plantas ou em outras fontes. Tudo isso é fundamentalmente antinatural. Pensem bem: as substâncias assim obtidas possuem sabor amargo, odor desagradável, acidez, etc., que invariavelmente provocam aversão. A conhecida expressão "tirar da boca o gosto de remédio" ilustra bem o fato. Mas por que é tão desagradável tomar remédios? A resposta é a seguinte: Deus está mostrando que não se deve tomá-los, porque eles são tóxicos. Quanto aos alimentos, todos são produzidos de maneira que agradem ao paladar do homem; ingeri-los, portanto, é uma ação natural.
Costuma-se dizer que determinados alimentos são nutritivos e que outros não o são, mas isso também é um erro. Apesar de existir alguma diferença, dependendo do clima e das características da região, todos os alimentos são produzidos de maneira adequada às pessoas aí nascidas. Os indivíduos de raça amarela alimentam-se de arroz, e os de raça branca, de trigo; da mesma forma, como o Japão é um arquipélago, significa que seu povo deve comer bastante peixe, não havendo, também, nenhuma inconveniência em que as pessoas do continente comam carne. Pelo mesmo raciocínio, as refeições dos agricultores, à base de vegetais, estão de acordo com a Natureza. O fato deles suportarem o trabalho braçal contínuo mostra a adequação da alimentação vegetariana. Desconhecendo esse princípio, a dietética está se empenhando, atualmente, para que os agricultores comam peixe; entretanto, se eles assim fizerem, resultará na diminuição da sua capacidade produtiva. Por outro lado, devido às refeições à base de peixe, os pescadores não suportam trabalho contínuo e por isso trabalham de maneira intermitente. Além disso, esse tipo de alimentação ajuda a aguçar a sensibilidade; portanto, é apropriado à atividade da pesca, donde se conclui que a Natureza é realmente perfeita.
20 de abril de I950
 Meishu-Sama

A VERDADEIRA SAÚDE E A SAÚDE APARENTE

Podemos afirmar que a humanidade, ou, pelo menos, a maioria dos povos civilizados são doentes. A diferença está apenas em doença manifesta e não-manifesta. Pessoas doentes são aquelas em quem a doença já se manifestou; pessoas consideradas sadias, aquelas em quem a doença está para se manifestar. Torna-se desnecessária qualquer explicação sobre as primeiras; limitar-me-ei, portanto, a estas últimas.
Como já expliquei, as pessoas que estão por adoecer são aquelas em quem ainda não foi iniciada a ação purificadora dos nódulos formados pelas toxinas. Assim, a verdadeira saúde é a dos portadores de corpos físicos totalmente livres de toxinas; neles, conseqüentemente, não ocorre purificação. Há pessoas, entretanto, que, embora tenham toxinas acumuladas ainda conseguem manter a saúde e desempenhar suas atividades diárias, agüentando trabalhos físicos; aos olhos de qualquer um, parecem saudáveis. Visto que, através dos exames feitos pela medicina atual, é difícil descobrir a presença das toxinas, tais pessoas são consideradas sadias. A elas eu denomino "pessoas de saúde aparente". Fico, pois, apreensivo ao pensar no grande número de portadores de "bombas que estão dançando no palco da vida.
Fala-se, desde os tempos antigos, que o homem é um poço de doenças, mas essa expressão refere-se exatamente à saúde aparente.
5 de fevereiro de 1947 Meishu-Sama



ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO


Gostaria de alertar aos especialistas que não há nada tão errado quanto a alimentação e a nutrição da atualidade. Eles transformaram-nas em teorias acadêmicas, demasiado distantes da realidade. Durante mais de dez anos fiz pesquisas profundas sobre o assunto e, surpreendentemente, os resultados obtidos foram exatamente o oposto do que a Dietética recomenda. Vou explicá-los partindo da minha própria experiência.
Até cerca de quinze ou dezesseis anos atrás, eu era um grande apreciador de carne, e o meujantar consistia quase sempre de comida ocidental à base desse alimento, ou, eventualmente, de comida chinesa. Esse tipo de alimentação, segundo os nutricionistas, é o mais próximo do ideal, mas naquele tempo eu era magro e ficava doente com a maior facilidade. Vivia sempre gripado, com problemas de estômago, e não havia um só mês em que não fosse ao médico. Na tentativa de melhorar meu estado de saúde, experimentei todos os tratamentos que estavam em moda, na época, e mais outras práticas, como respiração profunda, banhos de água fria, meditação, etc. Eles fizeram algum efeito, mas não a ponto de melhorar minha constituição f ísica.
Quando eu soube que a carne não fazia bem, voltei a alimentar-me de comida japonesa, que consiste em verduras e peixes. Então meu peso aumentou de 56 para 60 quilos em dois ou três anos; ao mesmo tempo, tornei-me resistente às gripes. Acabei até esquecendo que sofria do estômago e dos intestinos e pude sentir pela primeira vez a alegria de gozar boa saúde. De lá para cá, e isso já faz mais de dez anos, tenho trabalhado sempre com bastante disposição.
Resolvi, então, experimentar o método em mais de dez pessoas da minha família, inclusive meus seis filhos, e obtive bons resultados, conseguindo banir do meu lar o fantasma da doença. O mais interessante foi que experimentei ministrar-lhes uma dieta pobre em elementos protéicos. Assim, mandei que minha mulher e minha empregada dessem refeições pobres às crianças. Foi utilizado arroz 70% refinado, bastante verdura e, de vez em quando, peixe, mas apenas salmão salgado, sardinha seca e peixes comuns. Além disso, "ochazuke" (arroz embebido em chá) ou "shiomussubi" (bolinho de arroz com sal) acompanhados de piclesjaponês, ou, ainda "norimaki" (bolinho de arroz envolto em alga marinha) feito em casa, etc. Do ponto de vista da Dietética, uma alimentação carente de valor protéico.
O resultado foi surpreendente: durante os cursos primário e secundário meus filhos tiveram porte físico dos melhores. A nutrição foi boa porque, começando pelo mais velho, de dezesseis anos, até o mais novo, de quatro anos, nenhum teve doença grave. Todos os anos eles monopolizavam o prêmio de assiduidade, por não terem faltado um dia sequer às aulas.
Aproveitando a valiosa experiência obtida através dessa prática, tentei o mesmo método em centenas de pessoas que me procuraram desde que comecei a tratar de doentes, há oito anos. Os resultados foram excelentes, sem exceção. A alimentação à base de verduras tem sido muito eficaz principalmente no caso de pessoas portadoras de problemas pulmonares e pleurite. Gostaria, portanto, que os médicos pesquisassem como essa alimentação é benéfica para tais casos.
Pelos fatos que expus, poderão ver que a Dietética, cujo progresso é vertiginoso em nossos dias, apresenta um erro fundamental. Não me acanho de apontá-lo, pois constitui um sério problema do ponto de vista da saúde. E estou alertando firmemente não só os estudiosos do assunto como também as pessoas em geral. Se esta nova alimentação que tenho defendido se tornar uma prática comum, será uma grande boa nova, até mesmo do ponto de vista da economia nacional. Os agricultores do nosso país possuem resistência física ao trabalho porque têm uma alimentação pobre; caso eles passassem a se alimentar de carne, cujo valor protéico é muito alto, garanto que não suportariam o trabalho da lavoura.
Junho de 1935- Meishu-Sama



 

Um comentário:

  1. Adorei!
    Esta sugestão da leitura desses ensinamentos juntamente com a dieta, fortalece espírito e corpo e com certeza, não só aumentará a energia vital, mas também a alegria e felicidade.
    Como sempre nos dando dicas maravilhosas

    ResponderExcluir