quinta-feira, 18 de agosto de 2011

TPM - TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL FEMININA E MASCULINA







O que é a TPM (Tensão Pré-Menstrual)?

O que é Tensão Pré-Menstrual?

É uma combinação de desordens emocionais, físicas, psicológicas e de humor, que surgem após a ovulação (período fértil da mulher) e só termina quando inicia a menstruação.

Quais os sintomas mais comuns?
Sintomas relacionados com o humor: mau humor, irritabilidade, ansiedade, depressão, choro, hipersensibilidade, tristeza e raiva.

Sintomas Físicos: fadiga, sensação de empachamento (estômago cheio), sensibilidade na mama, acne, alterações no apetite (desejo de comer determinados alimentos), dores de cabeça, dores nas costas, cólicas, pés e mãos inchados, dores musculares e dores em geral.

Este quadro varia muito de mulher para mulher, quanto à duração e à gravidade. Acredita-se que até 80% das mulheres podem apresentar alguns destes sintomas, sendo que apenas 2% a 15% delas apresentam sintomas mais graves, que as impedem de levar uma vida normal durante esse período.

Quais são as causas?
Existem muitas teorias e algumas delas relacionam sintomas de humor com a flutuação hormonal da época da ovulação. Os hormônios sexuais acabam "mexendo" com produtos químicos do tecido cerebral que estão profundamente relacionados com humor e emoção.
Portanto, uma mulher geneticamente susceptível a tais alterações químicas, pode apresentar mais sintomas, alguns deles mais sérios, especialmente no período de 7 a 10 dias antes da menstruação.

Como é feito o diagnóstico?
Não existe nenhum exame laboratorial que detecte esta síndrome.
Alguns médicos podem sugerir que você faça um diário menstrual documentando, mês a mês, sintomas físicos e emocionais.
Através desses relatos se detecta a principal característica da TPM (Tensão Pré-Menstrual).

Quais os tipos de tratamento para TPM (Tensão Pré-Menstrual)?
Isso depende dos sintomas de cada mulher. Portanto, é imprescindível o acompanhamento médico.


Casos mais leves podem melhorar com a alimentação. Evitar sal (ajuda na retenção de água pelo organismo, que provoca o inchaço de mãos e pés), reduzir a ingestão de gordura animal, cafeína, álcool e açúcar refinado e eliminar o cigarro no período que antecede a menstruação, pode ajudar a reduzir sintomas como irritabilidade e fadiga.
Dependendo do caso, seu médico pode prescrever diuréticos (auxilia na eliminação de líquidos), analgésicos (para dores em geral), pílulas anticoncepcionais (eficaz na medida em que mulheres que tomam anticoncepcionais não ovulam e por isso não apresentarão TPM (Tensão Pré-Menstrual)).

Tudo o que ajude a eliminar o stress é importante, com pôr exemplo, exercícios físicos.

Atenção!

Somente seu médico sabe o que é melhor para você. Alguns remédios podem aliviar os sintomas físicos, mas não os emocionais, e vice- versa. Portanto, é importante que você converse com seu médico e conheça perfeitamente o seu organismo, para que o diagnóstico e o tratamento possam se realizar a contento.

O que há de novo em termos de prevenção?
Especialistas americanos relataram, recentemente, que mulheres testadas, que ingeriram diariamente 1.200 mg de cálcio (leite, beterraba, couve), tiveram, depois de três meses, redução considerável nos sintomas. 
Outros especialistas sugerem o aumento de carboidratos complexos (macarrão e arroz), magnésio, zinco e vitaminas A, E e B6 na dieta, para alívio dos sintomas.




Alimentos funcionais e o organismo feminino, alívio da TPM e Menopausa









Nosso corpo é como uma máquina, onde cada órgão é uma peça e o conjunto delas forma o equipamento chamado organismo. Para que essa “máquina” funcione direito é necessário que cada uma dessas peças esteja perfeita. Para isso suas células necessitam estar nutridas. E é através da nossa alimentação que essa nutrição ocorre.

Dentre os muitos alimentos, alguns se destacam pelos benefícios extraordinários que proporcionam. São os alimentos funcionais ou “Foshu” (foods for Specified Use) - Alimentos para uso específico -, mais conhecidos como alimentos funcionais. Esses alimentos ultrapassam a função de nutrir ajudando a prevenir determinadas doenças.
E, como falar sobre a “beleza que vem de dentro pra fora” está tão em moda, trouxemos para você alguns desses alimentos e seus benefícios. Esse grupo de alimentos possui osantioxidantes com poder de barrar a ação dos radicais livres - que oxidam as células e impedem sua renovação, fazendo com que ocorra redução da elasticidade celular acelerando o processo de envelhecimento. Há ainda os polifenóis e os fitoesteróis, fibras e microorganismos. É de igual importância que além de ingerir esses alimentos, se consuma muita água e se pratique exercícios físicos regularmente.
Conheça esse arsenal saudável, suas funções e a quantidade eficaz :
Soja - ( 1 colher de sopa por dia): Diminui o colesterol e alivia sintomas da TPM e menopausa, além de força e brilho para os cabelos.






                                                                                                                                       




TPM FOR MEN – A TPM MASCULINA

Todo mundo, pelo menos a partir de uma certa idade, conhece a TPM feminina. As mulheres, porque são elas que sofrem diretamente os sintomas físicos -cólica, dor de cabeça, fadiga, retenção de líquidos, acne etc. – e os sintomas psicológicos  – dificuldade de concentração, irritabilidade, ansiedade, depressão, hipersensibilidade etc. – da síndrome. Eu, por exemplo, fico bipolar, mas com os dois polos “negativos”. Fico agressiva e autopiedosa. Costumo dizer que minha TPM tem outros dois significados além de Tensão Pré-menstrual: “Tô PraMatar” e “Tô com Pena de Mim”. Fico pra matar um e morrendo de pena de mim mesma. Já os homens são vítimas indiretas da TPM feminina, pois são os principais alvos da irritabilidade e da hipersensibilidade temporárias de suas “mulheres de fase”.
O que poucas pessoas sabem é que os homens também têm TPM. Só que nossa sociedade ainda machista não divulga as “vulnerabilidades” do sexo masculino. Mas eles sofrem de TPM, sim. Sabe aqueles períodos em que seu parceiro parece distante, indiferente, lacônico? É a Tensão Periódica Misteriosa.
De repente, do nada, parece que seu marido foi abduzido e que os alienígenas deixaram um robô em seu lugar, no melhor estilo “Arquivo X” (é o novo!). O meu exemplar fica cego (não me enxerga), mudo (não dá uma palavra) e surdo (não me escuta! O que é o pior!). Fico me sentindo desprezada, rejeitada, “órfã” de marido! Aí, eu começo a inquisição: “o que você tem?” E vem a resposta-padrão: “nada”. Pergunta e resposta repetidas incontáveis vezes. Aí, eu caio em desespero. Pergunto se ele não tem vergonha de mentir na minha cara. E ele continua fingindo que não está acontecendo nada. Aí, eu choro pra ver se ele se compadece e me conta o motivo da TPM. Ainda nada. Aí, eu fico “possessa” e passo a puni-lo pela angústia que está me infligindo. Mais uma vez, nada. Aí, eu me arrependo e tento persuadi-lo com manifestações de amor e carinho. Nadica de nada de novo. Aí, apelo ao meu “sex appeal”, que também não dá em nada. Em suma, quando o homem está com TPM, não há o que fazer. Só o tempo resolve (talvez algumas sessões de tortura, com surras de toalha molhada, extração de unhas e choques ajudassem, mas sou totalmente contra qualquer tipo de violência, sem contar que a prática de tortura é crime).
As causas da síndrome masculina podem ser as mais diversas. A mais comum é problema no trabalho. É o que normalmente desencadeia a TPM do meu espécime, o que eu só venho a descobrir tempos depois. Não sei o que custa revelar a causa da síndrome e poupar a pobre mulher das neuroses, paranoias e psicoses que a TPM masculina provoca, ainda mais quando a coitada é portadora da Síndrome da Pior das Hipóteses (a SPH, que faz com que a pessoa sempre imagine o pior cenário). Mas paciência, muita, santa paciência.
O consolo é que, depois de muitas crises, você sabe que a TPM vai passar, mais cedo ou mais tarde. O que também ameniza o sofrimento é saber que você não é a única vítima da síndrome masculina, pois esse mal acomete a maioria das mulheres comprometidas. Aliás, fiquei aliviada quando descobri isso, o que só aconteceu outro dia. Primeiro, descobri que o marido de uma amiga minha também sofre de TPM. Segundo, há poucos dias, li uma notícia no UOL sobre a síndrome, que ela denominava “cavernismo”, referindo-se ao fato de que o homem vira o Capitão Caverna e entra na toca durante a TPM. A matéria, assinada por Gisela Rao, é bem interessante. Ela explica, por exemplo, que, como a comunicação é muito importante para as mulheres, já que é sua maneira de organizar pensamentos e sentimentos, ela encara o silêncio como uma coisa negativa, indicativa de problemas no relacionamento. Realmente, na condição de seres falantes, não entendemos o “direito de ficar calado”. Jamais concederíamos um “habeas corpus” a nossos maridos para assegurar tal direito.
A reportagem é, ainda, de utilidade pública, trazendo dicas para mulheres e homens no período de “cavernation”. Em síntese, as mulheres devem evitar interrogar seu “primata” e apelar para a carência e a sensualidade. Nada disso vai funcionar. Deixar quieto o parceiro e aproveitar o tempo para se divertir com as amigas é a melhor estratégia. Quanto aos homens-caverna, devem avisar às companheiras que estão “naqueles dias” e que a TPM não tem nada a ver com elas nem com uma terceira (a não ser que tenha. Aí, não tem jeito. A “DR” é o único tratamento).
Assim, da próxima vez que seu parceiro entrar na caverna, deixa ele lá ao redor da “fogueira jurássica” (essa expressão, eu tomei emprestada do psiquiatra Içami Tiba), que é a televisão, e vá fazer todas as coisas que você ama e deixa de fazer porque ele não gosta, como assistir a comédias românticas, tomar um capuccino no Café da livraria, bater perna no shopping, fazer umas comprinhas etc. Falando nisso, quando meu amado esposo adquiriu um PS3 (Playstation 3), instituí lá em casa a TAM, que significa Taxa de Ausência de Marido e constitui um tributo devido à mulher pela falta de atenção do marido-contribuinte, concentrado em outras atividades. Até agora, tem sido bastante eficaz. Estou pensando em criar a TEC, a “Taxa de Entrada na Caverrna”, e tirar proveito da TPM do meu “homem de fase” (já estou imaginando o diálogo. Marido: “roupa nova?”; Esposa: “comprei com a TEC do mês passado”). Eles entram na caverna e nós entramos no Shopping!

Nenhum comentário:

Postar um comentário