domingo, 22 de abril de 2012

YÀMI ÒSÒRÒNGA

yàmì Òsòrònga Minha Mãe Feiticeiras.
Na mitologicamente Yorubana as Ìyàmì são conhecidas como “ÈLÈYÈ” (mulher
pássaro), aquelas que usaram mal seu poder mágico e por isso tiveram de
entregar para Òrìsàálà o seu Igba-Nla (cabaça mágica recipiente que guarda o poder), para que ele fizesse um bom uso do poder da criação.
Esta e uma das lendas de Ìyàmì Òsòrònga.
Sabemos que elas estão com energia positiva elas são chamadas e tratadas como
ÌYÀMÌ (Grande Mãe), mas quando estão na forma negativa são aplacadas e
chamadas ÀJÈ (Bruxas).

A energias Yami são tão complexas que chegam ter
criticas na sociedade onde há culto à elas. O culto de Ìyàmì Òsòròngá é
comum nas comunidades Yorubanas entre as mulheres idosas que depois
passam para as mulheres mais jovens a fim de ter continuidade da
Entidade. Estas velhas Bruxas na cultura Yorubana são vistas como a
grande energia das Ìyàbá (Grande Mães).

Existem vários tipos de Ìyàmì Òsòròngá, como por exemplo:

Ìyàmì ÒsòròngáAwo Dudu – São Iyà que usam tudo Preto e que carregam tanto o positivo quanto o negativo depende da invocação. Elas são mais ligadas com Bichos Pretos e principalmente ao Ologbo-Dudu (Gato Preto). Muito ligadas Èsù, Osanyin e oturos...Ìyàmì ÒsòròngáAwolari - São Iyà consideradas mistas que pegam energias de todas as outras já citadas (Branco, Preto e Vermelho). Serve para defender a quem as cultua. Com relação a iniciação a Yami Osoronga só se e iniciado para este Culto as Mulheres, e um culto matriarcal, aonde os homens não penetram em seu Culto.
Ìyàmì ÒsòròngáAwo Shefun ou Funfun – São mulheres que usam tudo branco inclusive os animais para sacrifício, Elas são mais Positivas do que as outras qualidades de Iya. Ligadas a Clas de Varios Orixás.
 Ìyàmì ÒsòròngáAwo Pupa – São Iya que usam tudo vermelho.
Elas como as Iya Dudu têm tanto o poder positivo quanto o negativo,
Dependendo da invocação.
Ai esta uma das explicações dos aspectos positivos e negativos do culto de Yami Osoronga, que no Candomblé em respeito não pronuncia nem o seu nome. Na nação de ketu só se e montada Yami para quem tem 21 anos de feitura de Santo.
O que acontece no Culto de Orunmila Ifá, por causa do pacto que existe entre Yami Osoronga e Orunmila Ifá e Exu, segundo um determinado Odu (estudem) se monta Yami Osoronga para homens iniciados no Culto de Orunmila, mas montar Yami não e igual a se iniciar ou se sagrar para uma determinada divindade neste caso Yami Osoronga.
E claro quando a pessoa tem caminho ou mesmo Yami atrapalha ou seja o Odu de destino pessoal da pessoa tem que se equilibrado ai e aonde se cuida e trata Yami Osoronga. Não e qualquer pessoa que pode lidar ou mesmo cultuar....Tem que se ter caminho...
Fico muito preocupado com a simplificação das religiões de matizes Afro-descendentes, aonde estão tornando tudo muito fácil, simples e aonde o culto vem perdendo sua verdadeira força e magia. Isto também acontece dentro da Umbanda e do Candomblé. Ouvimos sempre a seguinte frase, não existe mais Umbanda, Candomblé ou mesmo médiuns como antigamente, isto e por que tem muita gente desinformada, despreparada, facilitando ou mordernizando as religiões de matizes
Afro-Brasileira, ate para ganhar devotos e simpatizantes.
Mas concordo com esta parte: afunção de iya mi na filosofia yoruba, é a coordenação dos Ajoguns, Iku a morte, arun a doença,ofo o prejuízo ou perda,e outras dificuldades que o homem encontra em sua existência,a liberação dos ajoguns ou não esta ligada a uma série de fatores....
Fico por aqui, porque segredo não se revela.....
Aboru Aboye Bosese.
Aboato...
Ase de Oorum ti Elegbara.
Tudo ao Senhor na Santa Ciência.
Ifawotunde Alberto Junior
Testro Escrito por mim retirado de uma lista de disculção.
Apostila Montagem, rezes de Yami Osoronga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário